PROJETOS

-

A Multiversidade se inspira em vários projetos educacionais pelo mundo. Conheça nossas principais referências:

Doutorado informal

Um movimento composto de pessoas que criam seus próprios processos de aprendizagem com profundidade e liberdade, baseados em cinco princípios: Curiosidade, Autonomia, Percurso, Entrega e Sabedoria (CAPES).

CIEJA Campo Limpo

O Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos do bairro Campo Limpo é referência em EJA no Brasil, recebe mais de mil alunos e respira diversidade, escuta e cooperação.

Open Master's (EUA)

Uma comunidade criada para quem quer fazer um "mestrado aberto" em qualquer área do conhecimento.

Enrol Yourself (Inglaterra)

E se desenvolver um projeto de aprendizagem fosse como correr uma maratona? O Enrol Yourself aposta nessa metáfora para criar grupos de aprendizes autodirigidos que se encontram periodicamente durante seis meses.

Universidade Shure (Japão)

Universidade democrática criada em 1999 em Tóquio. Um dos cursos que mais despertam o interesse dos alunos chama-se "Criando seu próprio estilo de vida". Leia a entrevista com um dos fundadores da Shure realizada por Alex Bretas.

Universidade Alternativa (Romênia)

Espaço de aprendizagem radicalmente livre criado por jovens insatisfeitos com a falta de autonomia nas universidades tradicionais romenas. Veja o artigo de Alex Bretas sobre a iniciativa.

DeCal (EUA)

Programa de educação democrática da Universidade da Califórnia que estimula alunos a oferecer e participar de cursos livres sobre qualquer assunto, de direitos humanos a danças polinésias.

-

Mapa das universidades inovadoras

Além desses projetos, diversas outras iniciativas já estão propondo uma educação mais autônoma para jovens e adultos. Veja no mapa que elaboramos abaixo:

-

-

-

-