Como surgiu

-

Nossa história começou no início de 2016 a partir do programa Desaprender, um projeto-piloto conduzido por um grupo de pessoas de 19 a 52 anos que se encontraram para aprender juntas durante quatro meses.

-

-

Não havia currículo predefinido, aulas nem provas. Nossa estrutura era composta por encontros de duas a três vezes por semana, uma pequena equipe de facilitadores e uma rede de mentores. Com a experiência do Desaprender, percebemos que era preciso um espaço mais duradouro para potencializar processos de aprendizagem autônoma. Sentimos que a combinação entre liberdade para aprender e uma estrutura de apoio enxuta poderia impactar ainda mais gente.

Desde então, a ideia de uma universidade livre tornou-se cada vez mais forte, especialmente após o contato com iniciativas como a Universidade Shure, no Japão, e a Universidade Alternativa, na Romênia, duas de nossas principais inspirações.

Em novembro de 2016, foram organizados dois encontros para reunir pessoas e ideias em torno do projeto da Multiversidade. As sínteses dessas reuniões podem ser vistas abaixo:

 

-

-